Siga esses 4 passos simples para marcar uma consulta em nossa plataforma

Digite seu endereço no banner ao lado

Digite seu endereço ou bairro no banner fixo ao lado

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Confira a lista de profissionais mais bem avaliados em sua região

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Mostramos a agenda dos profissionais com dias e horários disponíveis

Agende sua consulta em um clique

Agende sua consulta em um clique hoje mesmo com o Consulta Ideal

Encontre o dentista mais perto de você agora mesmo!

Não sei meu cep

Assim que digitar seu CEP, vamos te mostrar uma lista com os dentistas próximos a sua região.

Confira os benefícios de marcar uma consulta em nossa plataforma

Agendamento mais rápido

Agendamentos mais rápidos sem complicação

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Encontre os melhores profissionais em um só lugar

Facilidade e rapidez no atendimento

Facilidade e rapidez no atendimento

enxerto ósseo dentário recuperação
enxerto ósseo dentário recuperação

enxerto ósseo dentário recuperação

Enxerto osseo dentario recuperaçao

No artigo abaixo você terá todas as informações sobre enxerto dentário:

  • O que é o Enxerto ósseo dentário recuperação?;
  • Como é realizado o enxerto?;
  • Qualquer pessoa pode realizar o enxerto?;
  • Técnicas de enxerto ósseo;
  • Quando devo fazer um enxerto ósseo?;
  • Quanto tempo dura o tratamento até a colocação do implante?;
  • Recuperação do Enxerto Ósseo;
  • Quanto custa o procedimento?;
  • Onde realizar o Enxerto ósseo dentário recuperação?.

Ter um sorriso bonito é o desejo da maioria das pessoas, pois ele garante não só a melhora na aparência como também na autoestima. Aqueles que vivem com a falta de um ou mais dentes então, sabem a importância que um implante dentário pode agregar à estética e ao dia a dia quanto à mastigação e ao próprio sorriso.

Os implantes dentários têm a mesma aparência e cumprem a função de um dente normal, além disso, quando bem feito eles se tornam imperceptíveis quanto aos demais dentes. Para a realização de um implante há a necessidade de garantir a segurança do mesmo para que ele possa cumprir bem a sua função e, para isso, algumas vezes o dentista poderá considerar a necessidade da realização de um Enxerto ósseo dentário recuperação.

Se por algum motivo há a perda de um ou mais dentes, e o espaço deixado não é preenchido logo, pode acarretar uma perda de material ósseo que dentre outros problemas pode prejudicar também outros dentes. Essa perda óssea também impede por determinado tempo a realização dos implantes para fixar as próteses. Por isso, o Enxerto ósseo dentário recuperação de tornou um procedimento de extrema importância quando o assunto é reabilitação do sorriso

O que é o Enxerto ósseo dentário recuperação?

Para entender o que é e para que serve o enxerto é necessário saber primeiro mais sobre a aplicação do implante. Os implantes dentários nada mais são que substitutos das raízes dos dentes naturais, ou seja, ele tem a função de conferir sustentação dentro do osso para receber uma prótese dentária. O que qualquer paciente necessita é do dente em si, mas para isso é necessário ter uma base, que é o implante, o implante por final, necessita do osso para receber bem a prótese.

E quando não existe mais esse osso? Nesse caso entra a necessidade do Enxerto ósseo dentário recuperação. O cirurgião bucal pode indicar um enxerto ósseo se julgar que o osso em seu estado atual é muito fino ou pouco denso para abrigar o implante de forma segura. Esse procedimento pode ser indispensável, já que se o osso não der o suporte suficiente ao implante, a cirurgia poderá ser mal sucedida.

Como é realizado o enxerto?

O objetivo desse procedimento cirúrgico é acrescentar altura ou largura ao osso maxilar e/ou mandibular, aumentando seu volume para a posterior colocação de um implante dentário de forma segura. 

Antes de qualquer intervenção cirúrgica o cirurgião responsável por esse tipo de procedimento irá analisar completamente a estrutura óssea bucal da pessoa através de radiografias e até mesmo tomografias do maxilar e da mandíbula de cada paciente para que cada tratamento seja realizado corretamente.

Se o paciente for direcionado à realização Enxerto ósseo dentário recuperação, ele poderá ficar despreocupado quanto à dor, já que o mesmo é realizado sob anestesia local a fim de evitar desconfortos e dores. Para o enxerto o cirurgião irá retirar um pedaço de osso de outra parte da boca do próprio paciente, em alguns casos a extração também pode ser realizada da bacia. No entanto, nos últimos tempos também já são realizados enxertos com material bovino ou sintético, o tipo de enxerto mais utilizado.

É muito importante ressaltar que apesar do medo de muitos pacientes quanto a esse tipo de procedimento, ele é realizado com segurança, sem oferecer maiores riscos e toda a cirurgia de enxerto é realizada sob anestesia, a fim de evitar dores e desconforto ao paciente. A maioria dos enxertos de hoje em dia, são realizados em consultório odontológico com o mínimo de trauma cirúrgico possível.

Qualquer pessoa pode realizar o enxerto?

Qualquer pessoa pode fazer a cirurgia de enxerto desde que tome todos os cuidados necessários recomendados pelo seu dentista. É preciso consultar o dentista para fazer todas as avaliações necessárias, comuns a qualquer cirurgia. É importante tratar o enxerto ósseo com seriedade e tomar todos os cuidados preventivos necessários.

Técnicas de enxerto ósseo

Existem algumas técnicas e tipos de forma de realizar o enxerto ósseo, isso varia de acordo com o local que necessita da reposição do osso, da quantidade de osso e do tipo de defeito ósseo a ser reconstruído. Esse tipo de decisão é tida pelo próprio cirurgião ao analisar a melhor forma de garantir uma estrutura mais segura para o implante e posteriormente para a colocação da prótese.

O osso enxertado pode ter diferentes origens, por exemplo:

  • Autógeno: retirado do próprio paciente (normalmente é o tipo de osso mais utilizado devido aos bons resultados e rápida absorção pelo corpo);
  • Xenógeno: retirado de outra espécie, normalmente de origem bovina;
  • Alógeno: retirado de cadáver humano (tipo menos utilizado e pouco recomendado, porém, em alguns casos é uma alternativa a ser utilizada);
  • Aloplástico: materiais sintéticos produzidos em laboratório para estimular o próprio organismo do paciente a produzir osso. Esse é também um dos tipos mais comuns a serem utilizados.

Cada tipo de osso tem benefícios e desvantagens, por isso cada cirurgião tem sua preferência voltada para algum desses tipos de osso para aplicação. A escolha do tipo do enxerto vai variar principalmente de acordo com a necessidade do paciente e com a experiência de cada cirurgião. De qualquer forma, é muito importante contar com um profissional especializado nesse tipo de cirurgia para obter um procedimento cirúrgico seguro.

Principais técnicas de enxerto:

SINUS LIFTING (Enxerto por levantamento de seio maxilar): Este tipo de enxerto é realizado apenas na maxila e tem o objetivo de ganhar altura óssea. Esse enxerto é atribuído à bolsa sinusal que se encontra na maxila. Algumas vezes quando se perde o dente, se perde muito osso deixando assim sem densidade o suficiente para a instalação do implante. Assim, é feito um acesso na lateral da maxila onde se empurra a membrana para cima e é enxertado um osso bovino ou da própria boca do paciente para estimular a formação do osso a adquirir a forma certa para abrigar o implante. Nesse tipo de caso utiliza-se o osso sintético de origem bovina.

ONLAY: Utilizado quando é preciso ganhar um volume maior de osso em qualquer região da boca, ele não envolve a bolsa sinusal e também é feito para ganhar altura e densidade. Nesse procedimento se tira um pedaço de osso de algum lugar da boca, implanta-se na região receptora e é preciso aguardar até que osso se integre para alojar o implante. Esta técnica é utilizada para defeitos que impedem o implante de “entrar” no osso. O ideal é o uso do osso da própria pessoa para garantir melhor integração.

ENXERTO PARTICULADO: Quando por algum motivo não é possível realizar o enxerto com o material ósseo do próprio paciente, utiliza-se essa técnica que consiste no preenchimento do local com um material que é facilmente absorvido pelo corpo, já que é biocompatível, chamado Bio-oss. Esse material tem um aspecto de pó que é depositado no local onde há a necessidade do enxerto. Nesse tipo de enxerto pode ser possível até mesmo realizar a colocação do implante na mesma cirurgia, porém o tempo de recuperação é o mesmo que as demais formas.

Quando devo fazer um enxerto ósseo? 

Como explicado acima, o enxerto é indicado para aqueles pacientes que possuem uma perda óssea e que necessitam da realização de implantes dentários. O enfraquecimento da estrutura óssea, causada pela perda óssea alveolar pode ser decorrente de diversos fatores, como por exemplo:

  • Doenças periodontais;
  • Lesões;
  • Traumas;
  • Dentes ausentes por um longo período.


Quanto tempo dura o tratamento até a colocação do implante?

A recuperação desse tipo de cirurgia é imperceptível para o paciente, já que acontece internamente. Como esse procedimento é realizado para dar sustentação ao implante, após a sua realização é necessário esperar que aconteça a osseointegração, que é quando o osso é completamente integrado ao corpo, esse processo pode demorar entre 4 e 6 meses para que o implante possa ser recebido de forma segura com o osso já estável. 

Em alguns casos, onde é preciso realizar apenas um enxerto pequeno, o procedimento pode até ser feito ao mesmo tempo que a cirurgia do implante, no entanto, o dentista é quem toma essa decisão visando garantir total segurança no implante.

Quando o enxerto ósseo for concluído, o restante da cirurgia para implante poderá ser dada a continuidade. Como todo procedimento cirúrgico, esse também é um que costuma deixar alguns pacientes com medo, por isso, é muito importante conversar com o seu dentista a respeito do procedimento e de todos os cuidados que devem ser tomados para que ele possa te orientar e tranquilizar quanto à cirurgia. O Enxerto ósseo dentário recuperação é um procedimento que garante as perfeitas condições para um sorriso do jeito que você deseja, por isso, quando recomendado pelo dentista é de extrema importância.

Vale ressaltar que durante o período de integração do osso enxertado até a aplicação do implante e da prótese final, o paciente não é prejudicado quanto à estética do sorriso. Nesse período de recuperação é possível realizar a colocação de uma prótese fixa ou móvel, dependendo do caso, para ser utilizada até que seja possível colocar a prótese definitiva.

Recuperação do Enxerto Ósseo

De acordo com a técnica aplicada, a retirada dos pontos e a consulta de retorno normalmente acontece entre 4 a 7 dias após a realização do procedimento. Como citado anteriormente, a recuperação não é percebida pelo paciente, já que ela acontece internamente, geralmente essa ela acontece entre 4 e 6 meses. Independente do tipo de técnica utilizada no enxerto é necessário aguardar o tempo de recuperação e integração do osso para então realizar a colocação do implante, isso só acontece quando ele já está firme o suficiente para receber o implante e a prótese.
Após a cirurgia é indispensável seguir as recomendações do dentista para garantir o resultado esperado na recuperação, podendo contar com o tempo previsto para o tratamento, além de garantir mais pra frente um dente seguro para que você possa realizar normalmente as suas atividades do dia a dia.

Quanto custa o procedimento?

Antes de obter qualquer tipo de informação desse tipo é indispensável realizar uma avaliação e todos os acompanhamentos necessários com um dentista especializado em cirurgias bucais, esse além de realizar os exames necessários para entender o tratamento ideal para cada paciente, irá orientar corretamente cada pessoa visando oferecer o melhor sorriso, como também garantir qualidade em sua saúde bucal. 
O preço desse tratamento deve ser tratado com o profissional, já que o mesmo avaliará a quantidade de enxertos necessários, qual o tipo de enxerto a ser realizado, os exames a serem solicitados, como por exemplo radiografia, além de outras informações que o profissional precisará para que o procedimento seja realizado conforme a necessidade de cada paciente.

Qual a importância desse tratamento?

Sem dúvidas um implante é de extrema importância para a autoestima de quem teve algum tipo de problema e encontra-se sem um ou mais dentes. A falta de um dente pode afetar diretamente não só a autoestima como também pode atrapalhar na mordida, mastigação, prejudicando também a digestão, entre outros problemas. Sendo assim, o enxerto automaticamente também se torna um trabalho de extrema importância, já que somente através dele é que algumas próteses podem ser implantadas da melhor maneira possível, garantindo uma mordida e um sorriso sem nenhum problema e com a vida útil esperada.

Onde realizar o Enxerto ósseo dentário recuperação?

O primeiro passo para garantir um procedimento realizado da maneira correta é procurar um profissional especializado e uma clínica de confiança para a realização de todas as etapas, desde a parte dos exames para detectar as necessidades de cada paciente, até a colocação do implante e da prótese que irá garantir um sorriso muito mais seguro, bonito e capaz de elevar a sua autoestima.


Com uma vasta experiência em diferentes áreas da odontologia, a Consulta Ideal é uma clínica que possui diversas especialidades e profissionais para cada uma delas visando garantir o melhor tipo de tratamento, oferecendo não só um sorriso mais bonito, mas também a melhoria da sua saúde bucal como um todo. Para solicitar uma avaliação é muito simples, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 3459-2090.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba