Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE
(11) 3459...ver tel

Clareamento

Veja abaixo um artigo informativo sobre Clareamento dental.

  • O que é Clareamento?
  • Para quem é indicado o Clareamento?
  • Como é realizado o Clareamento?
  • Quais os cuidados necessários após o procedimento de Clareamento?
  • Quais as características e vantagens do Clareamento?
  • Qual é a duração do tratamento e os efeitos? Necessita de retoques?
  • Há algum risco para os dentes ao se submeter ao Clareamento?
  • Quanto custa um  tratamento para Clareamento?
  • Clareamento com substâncias caseiras funcionam? Quais as vantagens e os riscos?


A busca por uma boa saúde bucal têm levado as pessoas priorizarem além de prevenção às placas bacterianas ou higienização. A saúde bucal têm sido fortemente representada pelo branqueamento dos dentes. Essa coloração tão presente na arcada dentária é perdida com o tempo ou hábitos do dia à dia, porém, a odontologia têm investido em tratamentos que recuperam o esmalte dentário e deixam sorrisos mais bonitos e saudáveis. Esse procedimento é conhecido como Clareamento e têm conquistado cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Afinal, quem resiste à um belo sorriso?

O que é Clareamento?

O Clareamento é um procedimento odontológico que visa recuperar a coloração branca da arcada dentária, consequentemente deixando o sorriso mais bonito e harmonioso.

Esse tipo de tratamento deve ser realizado e supervisionado por um profissional dentista, protegendo assim o paciente de quaisquer complicações.

Para quem é indicado o Clareamento?

Existem pessoas mais propensas a descoloração dental por conta de hábitos do dia a dia e qualidade de vida, por ex: hábito de fumar, ingerir bebidas alcoólicas excessivamente, consumir café e outras substâncias que contenham forte coloração excessivamente. Esses elementos desgastam a arcada dentária e o esmalte dental, contribuindo assim para a perda do esmalte e o escurecimento do dente.

O Clareamento é indicado para qualquer pessoa acima dos 15 anos. Crianças e adolescentes abaixo desta idade, ainda não possuem o sistema dental composto completamente, então ao se submeterem a esse tipo de procedimento podem desenvolver algumas complicações, como sensibilidade excessiva.

O tratamento também não é indicado para mulheres gestantes, mesmo que não haja uma pesquisa comprovando que o procedimento pode prejudicar o feto, mas é uma medida preventiva. Não sendo aconselhável também para pessoas que já possuem hipersensibilidade.

Como é realizado o Clareamento?

Existem dois tipos de tratamentos mais utilizados para Clareamento dental e ambos podem ser combinados como complemento do outro, são eles:


  • Clareamento dental caseiro: Neste tipo de tratamento, o paciente realiza o processo em casa com a supervisão do dentista. Consiste no uso de uma moldeira personalizada (essa placa é semelhante a ferramenta utilizada no tratamento de bruxismo) de acordo com a arcada dentária do paciente. Neste dispositivo é aplicado um gel clareador (quantidades deve ser estipulada pelo odontologista) e deve ser encaixado nos dentes e utilizado ao menos 4 horas por dia. Normalmente os pacientes preferem utilizá-la durante a noite, visto que a placa incomoda e atrapalha a comunicação. Geralmente o tratamento pode durar de 7 a 10 dias, dependendo sempre do paciente. O produto utilizado neste procedimento deve ser indicado pelo dentista responsável, evitando qualquer dano ao paciente.

  • Clareamento dental a laser: O Clareamento a laser é um tipo de tratamento com menor duração, geralmente com apenas uma sessão. Consiste em proteger a gengiva do paciente, aplicar um gel clareador um pouco mais forte do que o produto utilizado no tratamento anterior e expô-lo ao laser ou luz de LED, que ativarão as substâncias clareadoras do produto. O procedimento dura em média 1 hora e o paciente é liberado e pode retomar suas atividades do dia normalmente.

Quais os cuidados necessários após o procedimento de Clareamento?

O Clareamento a laser é mais forte e um pouco mais agressivo que o Clareamento caseiro, porém, não representa riscos a saúde do paciente. Entretanto, para um resultado satisfatório e duradouro, é necessário que o submetido ao processo tome alguns cuidados especiais, tais como:

  • Evitar o consumo de substâncias nocivas, principalmente o tabaco: Ao menos durante o tratamento caseiro (10 dias) e alguns dias após o procedimento a laser, o ideal é que o paciente mantenha-se longe desses elementos;

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: Assim como o cigarro, a bebida alcoólica pode manchar os dentes ao ser consumida durante o tratamento;

  • Evitar alimentos que possuem fortes coloração, sendo elas naturais ou não: A coloração presentes em alguns alimentos também podem manchar os dentes, principalmente durante o tratamento dentário. Desta forma, o ideal é evitá-los enquanto perdurar o procedimento e após a aplicação, consumir uma quantidade mínima (até porque a maioria desses alimentos faz bem a manutenção do corpo, sangue e tecidos) se atendendo ao exageros. Alguns alimentos desta lista são: cafeína, beterraba, refrigerantes, açaí, vinho tinto, molhos vermelhos e molhos madeiras, ameixas, rúculas, doces e amora;

  • Priorizar o consumo de alimentos que contribuem para o Clareamento dental: Assim como dois lados de uma mesma moeda, há certos alimentos que contribuem para o Clareamento natural dos dentes, tais como: queijo, abacaxi, brócolis, uvas passas, espinafre, maçã, pêra, morango, pepino, leite, gengibra, cenoura, rabanete, cebola e alho. Durante e após o procedimento é ideal que o paciente invista nesses alimentos, que auxilia também na manutenção do corpo;

  • Manter a higiene bucal: Não economize nos utensílios para manter a higiene bucal. Se atente ao tipo de escova de dente quando for comprar uma. Preste atenção na estrutura, maciez e tamanho das cerdas, textura e qualidade. Não se esqueça do fio dental e o enxaguante bucal, são ótimos aliados para a retirada das sujeiras e placas bacterianas. Priorize também a escovação, e lembre-se de escovar os dentes sempre no sentido contrário ao da gengiva;

  • No tratamento de Clareamento dental caseiro se atente em guardar e higienizar corretamente a placa moldeira: O ideal é que o paciente retira a placa dos dentes uma hora antes das refeições e coloque uma hora depois. O dispositivo vem acompanhado de uma caixinha, sempre guarde quando não estiver usando, evitando assim contato com germes e bactérias. Se informe com o seu dentista a melhor forma de higienizar a placa.

Quais as características e vantagens do Clareamento?

O Clareamento dental possui algumas vantagens específicas de acordo com o tipo de tratamento utilizado, dentre as principais características podemos destacar:

  • Clareamento dental caseiro: É um tratamento mais leve e necessita de um investimento menor que o Clareamento a laser. Por ser um procedimento realizado pelo paciente, se encaixa de acordo com a rotina e o dia a dia do mesmo.

  • Clareamento dental a laser: Realmente é necessário que o paciente invista um capital maior do que o procedimento anterior, porém, os resultados aparecem bem mais rápido, na primeira sessão.

Os dois procedimentos podem ser combinados, objetivando um resultado mais satisfatório ao paciente.

Qual é a duração do tratamento e os efeitos? Necessita de retoques?

A duração do tratamento é variável de acordo com o tipo de procedimento adotado. O Clareamento caseiro dura em média 7 ou 10 dias, dependendo da exigência do dentista e a necessidade do paciente. O Clareamento a laser dura em média 1 hora, não necessitando de outras sessões geralmente.

Ambos os procedimentos não são definitivos, porém, os dentes não voltam na coloração que eram antes do tratamento. Os efeitos podem durar de 1 a 2 anos, dependendo do cuidado e hábitos do paciente. Pode ser necessário o retoque que dura bem menos que o primeiro procedimento.

Há algum risco para os dentes ao se submeter ao Clareamento?

Não há riscos ao se submeter ao Clareamento, independente do tratamento que o paciente escolher. Mas, é importante ficar atento. Apesar de ser um procedimento simples, precisa ser realizado por profissionais especialista odontologistas, evitando quaisquer complicações que possam ocorrer com o uso indevido dos produtos.

Quanto custa um  tratamento para Clareamento?

O custo do Clareamento dental é variável e dependente de diversos fatores, como por exemplo: clínica, tipo de tratamento, profissionais envolvidos, procedimentos etc. O ideal é que o paciente agende uma avaliação com uma clínica e pesquise os custos. Antes de fechar o tratamento com o consultório, é extremamente importante que o paciente busque informações sobre o estabelecimento, pesquise, peça referências aos amigos e parentes, pesquise o registro profissional do odontologista e se atente aos detalhes clínicos como atendimento e higienização. A segurança no tratamento contribuirá para uma melhor adesão e resultado.

Clareamento com substâncias caseiras funcionam? Quais as vantagens e os riscos?

Com uma rápida busca no Google, o maior portal de informações e o mais acessado do mundo, é possível encontrar diversas receitas caseiras milagrosas que prometem clarear os dentes em questão de dias. São substâncias que todos possuem em casa: limão, bicabornato de sódio, água oxigenada etc. Mas, cuidado! Esses procedimentos não só não são eficazes, como também podem acarretar sérios danos aos pacientes. Isso porque desgastam o esmalte dental e o uso desenfreado pode ainda causar infecções e hipersensibilidade nos dentes.

O ideal é que o paciente procure a orientação de um profissional odontologista para realizar o tratamento. É fato que não há clubes destinado aos dentistas e eles não são os especialistas mais adorados do mundo, porém, com o profissional certo a sua experiência dental pode ser bem mais proveitosa e satisfatória.

A Clínica Vue Odonto é especialista em tratamentos odontológicos e estéticos. Com excelência em seus procedimentos, a clínica possui diversos tratamentos que atendem as várias necessidade de seus pacientes. Contando com os melhores profissionais e altas tecnologias, a Vue Odonto busca recuperar sorrisos e autoestimas.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

Regiões onde a Vue Odonto atende clareamento:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Conheça nossas Especialidades

Clínico

Estética

Implantes

Ortodontia

Cirurgia