Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE

(11) 3459-2090

Aparelho dentário

  • O que é um Aparelho dentário?

  • Por que utilizá-lo?

  • Quais são os modelos e funções?

  • Como saber se necessito de um aparelho?

  • Qual a importância de fazer o um tratamento ortodôntico?

  • Quais são os exames necessários para colocar um aparelho fixo?

  • Cuidados com a higiene

  • Cuidados com a alimentação

  • Utilizar um Aparelho dentário pode doer?

  • Qual a durabilidade do tratamento?

  • Existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico?

  • Qual a idade certa para a colocação do Aparelho dentário?

  • Aparelho lingual: Mitos e verdades

  • Onde realizar um tratamento qualificado?

Aparelho Dentário 

Conheça mais sobre outros tratamentos: odontologia restauradora, valor de clareamento dental, ortognática, bruxismo e clareamento dental.

Nem sempre ter um sorriso bonito e harmônico é algo que acontece de forma natural. Devido a isso, muitas pessoas procuram por tratamentos do ramo odontológico com o objetivo de obter o sorriso sonhado. Um dos métodos que possui grande eficácia é a utilização de um Aparelho dentário.

O que é um Aparelho dentário?

É comum no dia a dia ver muitas pessoas utilizando um Aparelho dentário. Além de ser um item que auxilia na melhoria da estética dentária, ele acaba sendo considerado um acessório de beleza, assim como um óculos por exemplo. Nos consultórios odontológicos há uma diversidade de modelos diferentes, cada um para atender uma necessidade específica. Genericamente eles podem ser categorizados como fixos e móveis, podendo ter efeitos nos dentes e também na estrutura óssea que os sustenta.

Por que utilizá-lo?

O Aparelho dentário é indicado para corrigir desajustes nos dentes e consequentemente prevenir problemas de oclusão. O método proporciona não somente um benefício funcional, mas também uma estética dentária qualificada. Quem utiliza-o necessida realizar alguns cuidados especiais, tanto na higienização bucal, quanto no manuseio do dia a dia.

Quais são os modelos e funções?

Aparelho Dentário 

Quem viu Aparelho Dentário, também acessou: branqueamento dental, clareamento dental quanto custa, clareamento dental a laser preço, cirurgia ortognática classe 3 e preenchimento labial preço.

No ramo odontológico há uma variedade de aparelhos com modelos e funções diferentes, sendo eles:

APARELHO FIXO

O Aparelho dentário fixo é o tipo mais comum. Ele possui bandas, fios e braquetes e tem como função puxar os dentes, fazendo com que eles se movimentem de forma gradativa para a posição correta. Com este aparelho é possível conseguir movimentos precisos dos dentes e por ser fixo, necessita um cuidado maior relacionado a higienização.

APARELHO FIXO ESTÉTICO

A função deste aparelho é a mesma que o fixo tradicional, corrigir dentes desalinhados e tortos. A diferença é o fato dele possuir materiais transparentes, apresentando uma estética melhor se comparado com o metálico. Neste Aparelho dentário, os braquetes tendem a ser de policarbonato, porcelana ou safira, tornando o visual super discreto. Para quem deseja corrigir a má formação sem deixar de lado a aparência, esta é uma das melhores opções.

APARELHO MÓVEL

Este é um tipo de aparelho que costuma ser indicado para crianças de até 12 anos, pois ele tem a função de manter os dentes na posição correta. O aparelho móvel também é indicado após a retirada do aparelho fixo, pois ele é quem irá conter o desalinhamento dos dentes. Por mais que seja móvel, o uso deste aparelho deve ser constante, pois a falta do uso pode prejudicar todo o tratamento.

EXPANSOR PALATINO

O expansor palatino é considerado um tipo de aparelho que promove um ganho transversal na largura do céu da boca, sendo indicado em jovens para corrigir mordidas cruzadas. Quando o indivíduo já é adulto, talvez seja necessário realizar uma intervenção cirúrgica.

APARELHOS ALINHADORES

Este modelo é comumente utilizado em tratamentos de estética odontológica, sendo quase invisível e bastante sofisticado. Os aparelhos alinhadores é uma ótima opção para quem apresenta rejeição relacionado ao metal. Eles são produzidos por softwares que realizam a permissão de visualizar os planejamentos e até mesmo a pretensão de resultados, promovendo um tratamento estético, higiênico, menos dolorido e com eficácia nos resultados.

APARELHO LINGUAL

O aparelho lingual é utilizado em casos simples e de curta duração. Os braquetes ficam colados na parte interna dos dentes, ficando em contato com a língua. No quesito funcionalidade, este aparelho tem a mesma que o aparelho fixo, sendo que a única diferença é o fator estético.

Como saber se necessito de um aparelho?

Aparelho Dentário

Os motivos para se utilizar um Aparelho dentário pode variar de acordo com a idade e o problema que o paciente possui. O acessório auxilia não só na estética, mas também na saúde bucal, por isso se torna tão necessário o seu uso. A durabilidade do tratamento irá depender de como estão os dentes do indivíduo, pois isso pode variar de pessoa para pessoa. Para quem não sabe em qual caso o aparelho é indicado, conheça alguns deles:

  • Dentes apinhados;

  • Dentes afastados/Diastema;

  • Mordida profunda;

  • Mordida aberta;

  • Mordida cruzada anterior;

  • Mordida cruzada posterior;

  • Mordida topo a topo;

  • Mandíbula desalinhada;

  • Dentes grandes.

Qual a importância de fazer o um tratamento ortodôntico?

O tratamento irá proporcionar muito mais que a melhoria da saúde bucal e sim um sorriso esteticamente mais bonito, melhoria da autoestima e consequentemente a confiança. Ao utilizá-lo você adquire algumas vantagens como:

  • Um sorriso mais agradável;

  • Melhoria na comunicação (alguns pacientes reclamam de problemas na fala);

  • Mastigação correta;

  • Higienização completa.

Quando o paciente necessita usar um Aparelho dentário porém não realiza o tratamento, além de problemas funcionais alguns problemas estéticos podem ocorrer. É comum que o indivíduo tenha dificuldade em higienizar a boca, o que facilita no surgimento da cárie, formação de tártaro e até mesmo problemas gengivais. O desequilíbrio dos dentes e da articulação temporomandibular também pode ocorrer, além de problemas estéticos devido ao posicionamento errado dos dentes.

Quais são os exames necessários para colocar um aparelho fixo?

Aparelho Dentário

A primeira etapa desse processo é procurar um por um médico do ramo odontológico para que ele possa indicar qual o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades. Provavelmente ela irá pedir alguns exames como raio-x e fotografias da face, para poder analisar com mais precisão a condição geral dos arcos dentários. Além disso, antes de iniciar o tratamento, o profissional irá verificar a presença de doenças bucais como cáries ou de periodontites, pois essas condições dificultam e muitas vezes, impedem esse tratamento.

Cuidados com a higiene

Após a colocação do aparelho, a higiene bucal se torna um pouco mais difícil e trabalhosa, sendo necessário tomar alguns cuidados especiais, com o objetivo de evitar surgimento de cáries e problemas com a gengiva.

É ideal que o paciente utilize uma escova de dentes especial, ultramacia, que contenha um canalito central capaz de atingir os braquetes e limpá-los. Além disso, a utilização de uma escova interdental para a limpeza entre os arcos e de passa fio para facilitar o uso de fio dental é essencial.

Cuidados com a alimentação

Aparelho Dentário

Além dos cuidados higiênicos, será necessário que o paciente também cuide da alimentação, pois alguns alimentos dificultam a higienização e podem até mesmo danificar o aparelho fixo. Evitar alimentos açucarados e grudentos como, gomas de mascar e balas é ideal, pois esses alimentos tendem a se alojar entre os componentes do aparelho, favorecendo no desenvolvimento das bactérias. Alimentos duros e fibrosos também devem ser evitados, isso porque eles podem causar danos ao aparelho e quebrar os seus componentes

Utilizar um Aparelho dentário pode doer?

Quando se trata do aparelho fixo por exemplo, os primeiros meses exige muita paciência. O processo tende a ser muito doloroso e de difícil adaptação, o que causa desconforto para falar e comer, porém, este é um dos métodos que mais proporciona benefício no final do tratamento.

Qual a durabilidade do tratamento?

Aparelho Dentário

A durabilidade do tratamento com aparelho irá depender do caso do paciente. Alguns indivíduos podem ter suas imperfeições bucais resolvidas em um ano e meio, dois anos. Já outros, tendem a permanecer por anos fazendo o uso do aparelho. A demora do tratamento é necessária para a correção dos dentes mal posicionados, pois o  tecido ósseo e gengival precisam ser adaptados às mudança provocadas pela alteração das posições dos dentes.

Há um limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não há limite de idade para quem usa o aparelho dental. Pacientes adultos e até mesmo idosos podem se beneficiar dos efeitos de correção sem nenhum problema. O correto é que a pessoa passe por uma avaliação da saúde gengival antes de realizar o tratamento.

Qual a idade certa para a colocação do Aparelho dentário?

Não há uma idade correta para o uso do Aparelho dentário. É necessário que o paciente passe por uma avaliação, pois diversos fatores podem determinar a necessidade de uma intervenção ortodôntica.

Por volta dos 13 anos, a união óssea já está quase completa, e é nesta fase que os aparelhos ortopédicos são ideais, pois eles irão corrigir problemas que na vida adulta somente através de cirurgia poderiam ser corrigidos.

Aparelho lingual: Mitos e verdades

Devido a preocupação com a aparência estética, muitas pessoas optam por este modelo de aparelho. Por ser um modelo diferente, muitas pessoas tendem a ter algumas dúvidas, como:

O aparelho lingual pode lesionar a língua?

Inicialmente pode ocorrer um desconforto assim como o uso de qualquer aparelho, sendo necessário apenas um período de adaptação.

O tratamento é mais demorado?

Não. O que faz demorar mais ou menos durante o tratamento é a maior ou menor oclusão que vai ser corrigida, e não a técnica escolhida para resolver o problema.

O aparelho lingual é um tratamento estético?

Sim. Este aparelho permite que o paciente tenha uma total estética mesmo durante a correção ortodôntica. É comum que pessoas esportistas utilizem este tipo de aparelho, pois ele proporciona não só estética mas segurança para que não ocorra nenhuma lesão ao bater na boca.

O paciente pode obter dificuldades na fala?

Na grande maioria dos pacientes não ocorre problemas na fala, nem mesmo após a colocação do aparelho.

A higienização se torna mais difícil?

Independente do tipo de aparelho, seja convencional ou lingual irá exigir um cuidado maior no que se trata de higiene bucal.

Por que é importante realizar a manutenção do aparelho ortodôntico?

Onde realizar um tratamento qualificado?

Aparelho Dentário

O primeiro passo para garantir um procedimento realizado de forma correta é procurar um profissional capacitado e uma clínica confiável para a realização de todas as etapas, desde a parte dos exames para detectar as necessidades de cada paciente, o que irá garantir um sorriso muito mais seguro, bonito e capaz de elevar a sua autoestima.

Com uma ampla experiência em diferentes áreas da odontologia, a Vue Odonto é uma clínica que possui muitas especialidades e profissionais para cada uma delas visando garantir o melhor tipo de tratamento, oferecendo não só um sorriso mais bonito, mas também a melhoria da sua saúde bucal. Para solicitar uma avaliação é muito simples, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 3459-2090.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

Regiões onde a Vue Odonto atende Aparelho Dentário:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe