Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE

(11) 3459-2090

aparelho dental

Veja abaixo um texto informativo sobre aparelho ortodôntico. Leia e tire todas suas dúvidas referente o tratamento, desfrutando assim de uma melhor adaptabilidade e resultados satisfatórios.

  • O que é aparelho ortodôntico?
  • Para quê é usado o aparelho dentário?
  • Para quem é indicado o Aparelho dental ?
  • Como funciona a aplicação do aparelho dentário?
  • Como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico?
  • Por quanto tempo deve ser utilizado o aparelho nos dentes?
  • Quais os cuidados necessários com o aparelho?
  • Se atente aos alimentos ingeridos
  • Como realizar a devida higienização do Aparelho dental ?
  • O aparelho metálico machuca?
  • Como tratar as pequenas aftas formadas pelo Aparelho dental ?
  • O aparelho dentário atrapalha na hora do beijo, mastigação e comunicação?
  • O aparelho pode causar manchas ou formar placas bacterianas?
  • Quais são os tipos de aparelhos dentais comercializados?
  • O uso de aparelhos dentários na infância
  • Como saber se há ou não a necessidade de utilizar o Aparelho dental ?
aparelho dental 

Conheça mais sobre outros tratamentos: enxerto ósseo dentário recuperação, clareamento nos dentes, preenchimento labial, valor de clareamento dental e bichectomia.

O uso de aparelhos e apetrechos para correção dos dentes vem se popularizando de uma forma significamente abrangente, sendo utilizados por homens, mulheres, jovens e até mesmo crianças. Hoje em dia, o aparelho dentário se tornou tão importante e necessário quanto um óculos de grau, não se tratando apenas de uma peça que melhora a estrutura estética dos dentes, mas também as funcionalidades mastigatórias e comunicativas.

O que é aparelho ortodôntico?

O Aparelho dental , de um forma geral, é um apetrecho da ortodontia utilizado para o alinhamento dos dentes.

O Aparelho dental fixo convencional é formado por:

  • Braquetes: São peças frágeis, porém, o artigo mais importante da estrutura do Aparelho dental . Os braquetes podem ser formados por metais, cerâmicas ou safiras e é fixado na superfície do dente com uma resina composta;
  • Fio ortodôntico: O fio é responsável por movimentar os dentes e pressionar, gerando o alinhamento necessário. Esse aparato possui diversos formatos e calibres, eles são utilizados de acordo com a necessidade do paciente e andamento do tratamento;
  • Borrachinhas: As borrachinhas são basicamente os objetos coloridos que permeiam o aparelho dentário e caracterizam o sorriso. Elas possuem uma funcionalidade especial, que é fixar os fios nos braquetes;
  • Bandas: Também chamados de anéis metálicos, as bandas são alocadas nos últimos dentes e servem para fixar e prender o fio ortodôntico. É mais resistente que os outros apetrechos do aparelho;
  • Elásticos: São utilizados para acertar a mordida (alinhando a arcada dentária superior à inferior).
aparelho dental 

Quem viu aparelho dental, também acessou: moldeira para clareamento, tártaro no dente, tipos de clareamento dental, cirurgia ortognática antes e depois e aparelho branco.

Para quê é usado o aparelho dentário?

O aparelho dentário é utilizado exclusivamente para acertar os dentes, alinhando a arcada e mordida, contribuindo para um sorriso bonito, seguro e a harmonia facial.

O uso do aparelho pode representar na grande maioria das vezes um terror aos pacientes, isso por conta do tempo em que normalmente o dispositivo é utilizados e as dores já imagináveis. Mas, o tratamento está cada vez mais fácil e simples, amenizando as dúvidas e inseguranças do paciente.

Para quem é indicado o Aparelho dental ?

O aparelho ortodôntico é indicado para pessoas que possuem deficiências no alinhamento dentário, prejudicando na estética e funcionalidade dos dentes. Não há contra-indicações, o ideal é que o paciente já possua a estrutura dental formada e não tenha problemas como cáries, gengivites ou problemas ortodônticos.

É necessário que o paciente agende uma avaliação com um profissional para se certificar da necessidade e modelo do aparelho.

O paciente pode opinar na escolha do aparelho quando após a avaliação a necessidade permitir mais de uma opção, daí juntamente com o especialista é possível escolher o melhor e mais confortável modelo para o procedimento.

Como funciona a aplicação do aparelho dentário?

O primeiro passo para a aplicação do aparelho nos dentes são as radiografias, onde o dentista conseguirá compreender a necessidade do paciente e alinhar o melhor tratamento para atender essa demanda. Antes da aplicação do “sorriso metálico”, é  feito o molde da boca do paciente e uma limpeza, para evitar acúmulo de placas. Depois, o bráquete é fixado nos dentes com uma resina, passa-se o fio ortodôntico entre essas peças e ele é preso aos braquetes pelas borrachinhas.

Como funciona a manutenção do aparelho ortodôntico?

A manutenção do Aparelho dental geralmente ocorre à cada 20 dias e 30 dias, dependendo da necessidade do paciente e do tipo de tratamento. As consultas de manutenção consistem na troca das borrachinhas e do fio ortodôntico, apertando e alinhando para andamento do procedimento.

Por quanto tempo deve ser utilizado o aparelho nos dentes?

O tempo que o paciente permanece com o Aparelho dental é relativo, e depende muito do tipo de tratamento e necessidade do paciente. Geralmente, a durabilidade do procedimento é no mínimo 2 anos, sendo necessário o uso do aparelho móvel após a retirada do aparelho fixo.

Quais os cuidados necessários com o aparelho?

Há diversos cuidados que alguém que usa aparelho deve tomar, não apenas para sucesso no tratamento, mas também para manutenção das peças já frágeis do utensílio.

Se atente aos alimentos ingeridos

Para quem usa aparelho dentário, é extremamente necessário tomar cuidado com os alimentos consumidos. Alguns inimigos do artefato são: nozes, avelãs, milho, pipoca, pé de moleque, rapadura, pirulitos, balas em geral, chicletes, chocolates, caramelos, frutas muito fibrosas como laranja, manga e abacaxi, carnes e bebidas espumantes como refrigerantes e bebidas alcoólicas etc. Esses alimentos costumam grudar no aparelho e podem até ocasionar a quebra dos braquetes.

Frutas e verduras (como maçã, cenoura, pêra etc) mais durinhas não são proibidas, porém, é de suma importância que o paciente corte em pedaços antes de consumir.

aparelho dental

Como realizar a devida higienização do Aparelho dental ?

Manter os dentes sempre limpos e higienizados é o passo mais importante para a manutenção do aparelho e para evitar acúmulos de placas bacterianas. Desta forma, o ideal é que o paciente se atente cuidadosamente à esses cuidados:

  • Utilize escovas de cerdas macias: As escovas com cerdas macias alcançam áreas mais profundas durante a escovação;
  • Utilize o passa-fio: Com o uso do aparelho é quase impossível passar o fio dental comum, desta forma, há a opção do paciente utilizar o “passa-fio”, que consiste em um fio dental com uma agulha na ponta, que facilita a higienização dos dentes;
  • Utilize a escova interdental: Esse tipo de apetrecho é indispensável para quem utiliza aparelho. A escova interdental limpa os espaços entre os dentes e os artigos do aparelho;
  • Utilize o enxaguante bucal: Como qualquer higienização do dente, o enxaguante bucal é uma peça importantíssima pois protegem a boca de futuras bactérias.

É essencial que o paciente se informe com o dentista os melhores tipos de produtos que atenderá a necessidade do seu caso.

O aparelho metálico machuca?

Uma das maiores dúvidas e medos de quem precisa usar aparelho é em questão das dores e se os ferrinhos dentro da boca machucam. Porém, a questão é bem mais simples do que parece. O Aparelho dental é um novo corpo dentro da boca, um volume extra que muitas vezes podem ocasionar pequenas aftas, por conta do contato excessivo do ferrinho com a pele interna.

Uma leve dor e o incômodo também são frequentes, principalmente após as manutenções, isso porque o aparelho está movimentando a estrutura dental para posicioná-la da forma correta.

aparelho dental

Como tratar as pequenas aftas formadas pelo aparelho?

Geralmente as aftas surgem nos primeiros dias após a aplicação do aparelho ortodôntico, porém, elas podem ser tratadas de forma simples e prática.

O ideal é que assim que surgirem as primeiras lesões, o paciente procure auxílio do especialista, pode ser prescrito alguns remédios e pomadas para um tratamento efetivo do problema.

É recomendável também que o paciente utilize a cera ortodôntica, ela é entregue pelo dentista logo após a aplicação do aparelho. Essa cera encapa o aparelho como uma camada transparente e protege a pele interna de “choques metálicos”.

O aparelho dentário atrapalha na hora do beijo, mastigação e comunicação?

O uso do Aparelho dental na adolescência é muito comum, principalmente entre jovens que estão iniciando a vida acadêmica, amorosa e profissional. O receio de encontrar dificuldades ao falar, mastigar e até mesmo beijar pode ser o estopim para repensar o uso do aparelho ortodôntico. Entretanto, o sorriso metálico não é tão ruim quanto parece e com o cuidado certo, a experiência pode ser bem mais leve e satisfatória.

Vamos lá! Na hora do beijo é essencial que o paciente tenha em mente uma palavrinha mágica: calma. Beijos muito calorosos e rápidos podem provocar o choque entre dentes, e desta forma, machucar tanto o paciente quanto a pessoa beijada. Se os dois usam aparelho, dificilmente isso será motivo para “enroscamento” dos metais, porém, o cuidado também é importante. Mas, não se preocupe, aproveite o momento e não fique aterrorizado por conta do sorriso metálico, ele não implicará muita coisa durante o beijo.

No caso da comunicação, o aparelho metálico geralmente retém grandes quantidades de saliva, o que pode ocasionar aquela famosa “fala-cuspida”. Desta forma, é essencial calma para falar também.

O Aparelho dental pode causar manchas ou formar placas bacterianas?

O uso do Aparelho dental não causa manchas nos dentes. Os produtos utilizados para a “colagem” não afetam o esmalte dentário, as manchas reclamadas por paciente após a retirada do aparelho fixo pode ser causada pela má higienização. Ou seja, a superfície “tampada” pelo braquete permanece normal quanto à coloração, porém, o restante do dente escurece. O uso do aparelho também não é responsável por formar placas bacterianas, mesmo que dificulte um pouco a higienização.

Manter os dentes sempre saudáveis, realizando todo o ritual de limpeza à cada refeição contribuirá não apenas para evitar as manchas, mas também o acúmulo de bactérias nos dentes.

Quais são os tipos de aparelhos dentais comercializados?

aparelho dental

Há diversos tipos de aparelhos dentais, tais como:

  • Aparelho fixo: O aparelho fixo é caracterizado por um aparelho convencional, formado por braquetes, fios, borrachinhas, elásticos e bandas;
  • Aparelho fixo estético: Possui a mesma estrutura do aparelho fixo, porém, é feito com material transparente, que prioriza os efeitos estéticos do sorriso. Geralmente são formados por policabornato, safira ou porcelana;
  • Aparelho móvel: O aparelho móvel é responsável por manter os dentes no lugar, é indicado o seu uso após a retirada do aparelho fixo;
  • Expansor palatino: Geralmente é utilizado para corrigir a famosa “mordida cruzada”, ou seja, quando a arcada dentária superior é consideravelmente menor do que a inferior. O expansor palatino é introduzido no céu da boca, e funciona exatamente como ajustador da arcada dentária superior, abrindo espaço e encaixando-a à inferior;
  • Aparelho lingual: É parecido com o aparelho fixo, porém, aplicado na parte inferior do dente. O aparelho lingual recebe este nome por ficar em contato direto com a língua. O uso deste dispositivo contribui significamente para o ganho estético e possui os mesmos efeitos do aparelho convencional.

O uso de aparelhos dentários na infância

aparelho dental

A necessidade de se utilizar o Aparelho dental na infância é comum e muitas crianças são submetidas à isso. O uso do apetrecho contribui para a correção dentária desde cedo, melhorando a estética facial e reforçando o sorriso de seus filhos.

Criança à todo momento estão gastando energia, seja brincando, falando, brigando ou correndo. Muitas vezes, essas atitudes podem expor os pequeninos à riscos de machucados ou ferimentos, porém, com os cuidados certos é fácil passar por essa fase do jeito criança de ser: sempre brincando.

Algumas dicas muito úteis aos pais:

  • À criança pode continuar à prática de esportes, porém, é recomendável o uso de um protetor bucal;
  • Manter uma dieta equilibrada: A ingestão de alimentos grudentos, fibrosos e muito duros podem ocasionar excesso de restos alimentares no aparelho ou até mesmo quebra das peças. Desta forma, é essencial manter uma boa dieta, formada por alimentos mais leves e saudáveis;
  • Manter a higienização bucal: É essencial higienizar os dentes devidamente. Mesmo na infância, é necessário a utilização da escova de dente, escova interdental, passa-fio e enxaguante bucal. É recomendável que os pais conversem com o dentista e se informem os melhores tipos de produtos para esses tratamentos;
  • Realizar as visitas e manutenções frequentes: Geralmente as manutenções no aparelho são realizadas a cada 30 dias. É essencial que não pule nenhuma fase para não atrasar o tratamento.

Como saber se há ou não a necessidade de utilizar o Aparelho dental ?

Os primeiros sinais de má oclusões surgem já na infância, o ideal é que os pais e responsáveis já procurem o auxílio de um profissional. Só é possível certificar-se da necessidade de utilizar o aparelho após a avaliação e diagnóstico do dentista, possibilitando também o alinhamento do melhor tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

A Clínica Vue Odonto possui os melhores profissionais do mercado, capacitados e treinados para tratar com cuidado e excelência os mais variados problemas de seus pacientes, garantindo assim resultados satisfatórios. Além de aparelhos ortodônticos, a clínica oferece os mais diversos tratamentos odontológicos, tais como: enxertos, implantes dentários, limpezas, clareamentos dentais, coroa dentária e pontes, sempre contando com as mais altas tecnologias. Não perca mais tempo, agende já a sua avaliação com quem entende e valoriza o seu sorriso.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

Regiões onde a Vue Odonto atende aparelho dental:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe