Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE
(11) 3459...ver tel

Procedimento de implante dentário

Veja abaixo um texto informativo sobre procedimento de implante dentário.

  • Saiba o que é o procedimento de implante dentário

  • Como é realizado o procedimento de implante dentário?

  • Quais os cuidados necessários antes e depois do procedimento de implante dentário?

  • Para quem é indicado o procedimento de implante dentário?

  • Quais os benefícios do procedimento de implante dentário?

  • O que é enxerto ósseo e como é realizado?

  • Quais os benefícios do enxerto ósseo?

  • Quais os cuidados necessários após o enxerto ósseo?

  • O que é e como é realizado o implante com carga imediata?

  • Quais os requisitos e benefícios do implante com carga imediata?

  • O implante dentário representa algum risco ao paciente?

  • Há possibilidades de rejeição tanto do implante quanto do enxerto?

  • Há formas de evitar uma queda dentária?

  • Como encontrar uma clínica adequada?

 

A ausência e a perda de um ou mais dentes compromete significamente a aparência estética do paciente, além de afetar o aparelho funcional, dificultando a mastigação. Os procedimentos odontológicos estão cada vez mais empenhados em recuperar essas funcionalidades e a harmonização estética, contribuindo para o bem-estar, qualidade de vida e autoestima do paciente.

 



 

Saiba o que é o procedimento de implante dentário

O procedimento de implante dentário é um procedimento que visa recuperar a harmonia estética do paciente com a substituição de dentes perdidos por outras peças semelhantes. Os implantes imitam perfeitamente os apetrechos ausentes, assemelhando-se em estrutura, aparência e coloração.

No país, esses procedimentos estão cada vez mais comuns, isso porque quase 60% da população sofre de ausência de um ou mais componentes dentários, que afeta significamente pessoas entre 40 e 60 anos, como também a população idosa (acima dos 60). Trocando em miúdos, temos mais ou menos 100 milhões de casos e candidatos à um futuro implante dentário.

Por conta desta grande demanda, os procedimentos de reabilitação oral como os implantes e próteses vem crescendo de forma significativa. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar, cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses ou componentes são instalados todos os anos no país.

 

Como é realizado o procedimento de implante dentário?

O implante dentário trata-se de um procedimento relativamente simples, o primeiro passo para o processo é a avaliação do dentista, que avaliará a situação do paciente e sua necessidade. Ainda durante a consulta avaliativa, o dentista é responsável por retirar um molde da arcada dentária do paciente, que será utilizado como base para a confecção dos implantes e/ou prótese. Além disso, com o molde da arcada, o dentista consegue delimitar a melhor forma e técnicas para a reabilitação do paciente.

Depois disso, começa o processo de fixação do implante dentário que consiste em uma peça de titânio semelhante à um parafuso, também chamado de pino de titânio. O implante é colocado na região óssea do maxilar do paciente, esse processo chama-se osseointegração, ou seja, o osso é responsável por integrar o implante como se já fizesse parte da família. O período de osseointegração leva em torno de 4 a 6 meses.

É necessário que o paciente aguarde o período completo da osseointegração para então seguir o próximo passo, que consiste na fixação do novo dente, que pode ser individual (agrupado) ou em prótese. Já no caso da prótese, ela pode ser parcial ou total, e o número de implantes dependerá do tipo e necessidade do paciente. Além disso, os novos dentes podem ser confeccionados de porcelana ou resina.

O procedimento completo para a fixação de um implante dentário leva em torno de 7 meses há 1 ano, porém, com as novas tecnologias e técnicas, esse período está cada vez mais curto e rápido.

 



 

Quais os cuidados necessários antes e depois do procedimento de implante dentário?

Como qualquer outro tratamento dentário, é essencial que o paciente siga todas as orientações do odontologista, como também se atente em alguns cuidados especiais:

  • Manter uma alimentação saudável;

  • Respeitar o período de repouso;

  • Manter a correta higienização dentária;

  • Durante o tratamento e recuperação evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e cigarros;

  • Consultar-se regularmente com o dentista.

Qualquer anormalidade durante o tratamento ou durante o período recuperatório, é de suma importância que o paciente reporte ao profissional odontologista.

 

Para quem é indicado o procedimento de implante dentário?

O implante dentário é indicado para qualquer pessoa que possua alguma deficiência dentária caracterizada como perda ou extração de algum componente da arcada. O processo é simples e acessível, não havendo grandes contra-indicações. Porém, é necessário que o paciente se submeta a avaliação odontológica. Em casos de indivíduos que sofram de alguma doença periodontal ou endodôntica, é necessário o tratamento desses dentes antes da substituição do dente perdido. E em casos de pacientes que não possuam estrutura óssea suficiente, é essencial o tratamento de enxerto antes do procedimento.

 

Quais os benefícios do procedimento de implante dentário?

O implante dentário proporciona diversos benefícios e vantagens ao paciente, tais como: acessibilidade, segurança, reabilitação oral, reabilitação estética, recuperação dos aparelhos funcionais, recuperação de cerca 80% a 90% do aparelho mastigatório, recuperação da autoestima, bem-estar e qualidade de vida. A recuperação de um sorriso pode até ter um custo e precisar de um certo investimento odontológico, porém, voltar a sorrir é uma sensação única e que não tem preço.

 

O que é enxerto ósseo e como é realizado?

O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que visa reestruturar a região óssea do paciente para receber o implante dentário. O processo é realizado quando o indivíduo não possui estrutura óssea suficiente para sustentar o novo dente.

O tratamento é relativamente simples, e utiliza material ósseo do próprio paciente ou bancos de tecidos. O procedimento dura em torno de 2 horas e o paciente é liberado no mesmo dia. Geralmente é necessário aguardar a total integração do enxerto para fixação do implante, que leva em torno de 4 a 6 meses. Porém, em alguns casos é possível realizar esses procedimentos de forma simultânea, sempre dependendo da estrutura do paciente e clínica.

 



 

Quais os benefícios do enxerto ósseo?

O enxerto ósseo possui uma série de benefícios ao paciente, como por exemplo: reestruturação óssea, possibilitação da fixação do novo implante e consequentemente a harmonização estética e funcional do paciente, reestruturação dos tecidos gengivais e da “raiz dentária”. Além disso, o enxerto ósseo funciona como “coluna” para dentes que adjacentes aos dentes ausentes que já estão carentes de materiais ósseos, impedindo assim que mais componentes dentários sejam perdidos.

 

Quais os cuidados necessários após o enxerto ósseo?

O enxerto ósseo, apesar de um procedimento simples, trata-se de um processo relativamente delicado e que necessita de cuidados especiais. O primeiro passo é seguir todas as orientações do odontologista, respeitando o período de repouso e a ingestão correta dos medicamentos. Nos primeiros dias, é de suma importância se abster de alimentos muito consistentes e quentes, recheando a dieta com alimentos frios e pastosos. Além disso, é essencial manter a correta higienização dentária, evitar o bochecho excessivo e consultar-se regularmente com o dentista. Pode ser que o paciente sinta o rosto levemente inchado e/ou avermelhado, nestes casos, pode utilizar complexas de gelo para amenizar o edema e a coloração do rosto. Qualquer anormalidade durante o processo de recuperação deve ser reportada ao dentista.

 

O que é e como é realizado o implante com carga imediata?

O implante com carga imediata é um procedimento que visa diminuir o tempo do tratamento implantológico. Nestes casos, o implante é fixado e simultâneamente é alocado o novo dente, sem a necessidade de aguardar o período de osseointegração. O tratamento é temporário e depois de um tempo é necessário trocar as peças utilizadas no processo.

O período recuperatório é semelhante ao do implante convencional, desta forma, é essencial que o paciente siga todas as orientações do profissional odontologista e quaçquer anormalidade reporte ao dentista.

 



 

Quais os requisitos e benefícios do implante com carga imediata?

O implante com carga imediata não pode ser realizada por qualquer pessoa, isso porque é necessário que o paciente tenha estrutura óssea e dentária suficiente. Desta forma, é de suma importância se submeter a avaliação do dentista e os procedimentos necessários.

Além disso, o implante com carga imediata possui diversos benefícios, desde a harmonização estética até em tornar processo de osseointegração mais rápido e eficaz. Como também, recuperação rápida dos aparelhos funcionais e mastigatório.

 

O implante dentário representa algum risco ao paciente?

O implante dentário não representa riscos agravantes ao pacientes, desde que seja realizado por profissionais adequados e uma clínica de qualidade, respeitando a estrutura óssea e funcional do indivíduo. Os riscos que o paciente correm são parecidos em qualquer procedimento odontológico cirúrgico, como por exemplo: infecções. Porém, com o cuidado certo tanto do profissional quanto do paciente, é possível evitar esse tipo de situação de forma eficaz.

 

Há possibilidades de rejeição tanto do implante quanto do enxerto?

Um dos maiores “porquês” que passa pela cabeça de pacientes que necessitam se submeter à um procedimento de implante dentário é a possibilidade do organismo rejeitar os materiais utilizados, como por exemplo o pino de titânio e o enxerto ósseo que é utilizado para reestruturação óssea do paciente. Porém, aqui vai uma notícia muito boa: as chances de rejeição são quase nulas. Isso porque o titânio é considerado um material inerte, não sendo muitas vezes nem notado pelo corpo humano, desta forma, ele é integrado como se já fizesse parte do organismo ou como se não estivesse ali. E no caso do enxerto ósseo, é utilizado materiais do próprio paciente, evitando assim o risco de rejeição. Como também, materiais de bancos de tecidos, que possuem riscos mínimos de rejeição.

Com relação ao implante dentário, você tem um “porquê” a mais para fazer, já que não há a necessidade de se preocupar com a possibilidade do organismo rejeitar o tratamento.

 



 

Há formas de evitar uma queda dentária?

Há diversas formas de evitar uma queda dentária, tais como:

  • Alimentação: alguns tipos de alimentos podem auxiliar significamente no fortalecimento ósseo e dentário do paciente, como por exemplo a ingestão de cálcio, vitamina D e C. Porém, como dois lados de uma mesma moeda, há alguns alimentos que podem contribuir para a aglomeração bacteriana, tais como, consumo excessivo de açúcar e gordura. É essencial que o paciente mantenha uma alimentação balanceada e saudável, auxiliando também na manutenção do organismo;

  • Higienização: Manter a correta limpeza dentária não consiste apenas na escovação frequente, mas também na utilização do fio dental, enxaguante bucal e das técnicas de escovação, evitando assim retração da gengiva ou desgastes desnecessários. Para isso, é essencial que o paciente se informe corretamente com o profissional odontologista;

  • Consultas frequentes: Visitar o dentista regularmente pode prevenir doenças periodontais ou endodônticas, que são algumas das causas para a perda dentária. Além disso, contribui de forma significativa para a manutenção da saúde dental;

  • Evitar alguns hábitos: alguns tipos de hábitos contribuem significamente para o desgaste dental, como por exemplo: o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cigarro e outros tipos de substâncias com efeitos corrosivos. Além disso, o bruxismo e outros transtornos da ATM também pode resultar em um considerável desgaste dental e até mesmo a necessidade de uma extração ou perda dentária.

Além disso, a saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde do organismo. Desta forma, pacientes acometidos à algumas doenças estão mais propensos a desenvolver um problema periodontal, como por exemplo: diabetes, síndrome de down, ausência de glóbulos brancos e até mesmo AIDS. Por esse motivo todo o cuidado é pouco quando se tratando da saúde geral do corpo, isso porque um problema dentário pode afetar outras partes do organismo e vise-versa.

 

Como encontrar uma clínica adequada?

Com tantas possibilidades e consultórios, encontrar uma clínica adequada pode ser uma tarefa complicada. Por isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar neste momento, tais como: a primeira missão para quem necessita de um procedimento odontológico é a pesquisa. Desta forma, pesquise sobre a clínica, profissionais que atuam nela, procedimentos e processos pré e pós tratamento. Além disso, peça referências aos amigos e familiares, contribuindo assim para a sua segurança na hora de se submeter aos procedimentos da clínica.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

Regiões onde a Vue Odonto atende procedimento de implante dentário:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Conheça nossas Especialidades

Clínico

Estética

Implantes

Ortodontia

Cirurgia