Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE
(11) 3459...ver tel

Implante imediato

veja abaixo um texto informativo sobre implante imediato.

  • O que é implante imediato?

  • Como funciona a preparação para o procedimento cirúrgico?

  • Como é realizado o tratamento?

  • Quais os cuidados necessários após o implante imediato?

  • Quais as vantagens do implante imee imediato?

  • Qual a diferença entre o implante imediato, implante tradicional e implante com carga imediata?

  • Como optar pelo melhor tratamento?

  • Há formas do corpo rejeitar o implante?

  • O que é o enxerto ósseo e como é realizado?

  • Como prevenir a perda de um dente?

  • Quanto custa um implante imediato?

  • Onde realizar um procedimento qualificado?



A queda ou perda de componentes dentários contribui de forma significativa para a baixa estima, além de afetar o bem-estar e qualidade de vida do paciente, isso porque prejudica os aparelhos funcionais e dificulta a mastigação. Um dente não reposto ainda pode ser responsável pela queda dos dentes adjacentes. Por este motivo, a implantodontia vem desenvolvendo diversos procedimentos para substituição de componentes dentários perdidos de forma cada vez mais simples e rápida, entre eles o implante imediato.

 

Hoje no país, cerca de 60% da população sofre com a ausência de um ou mais dentes. Esse problema afeta principalmente pessoas de meia idade (40 aos 60 anos) e idosos (mais de 60 anos). Para corresponder a este número alarmante e crescente, o mercado odontológico realiza cerca de 800 mil implantes todos os anos, tornando o Brasil o quarto país com o maior mercado de implantodontia, apenas atrás da Alemanha, EUA e Itália.

 



O que é implante imediato?

O implante imediato consiste em um procedimento odontológico realizado pelo especialista em implantodontia. O tratamento é simples, caracterizado pela substituição de um dente extraído de forma direta e imediata, prevenindo assim perda óssea e/ou queda de mais algum componente dentário.

O implante imediato surgiu com o objetivo de facilitar os procedimentos odontológicos e principalmente da implantodontia, se tornando uma ótima opção para pacientes que tiveram os dentes fraturados próximo à raiz dentária.

Como funciona a preparação para o procedimento cirúrgico?

O implante imediato trata-se de um tratamento simples, geralmente realizado em casos de pacientes que tiveram os dentes fraturados por algum motivo e que necessitam de extração. O primeiro passo para a realização do processo é a avaliação odontológica, durante essa consulta o profissional analisa três características principais do paciente com o auxílio de ao menos três exames: Anamnese, Tomografia computadorizada e avaliação dos materiais utilizados.

De uma forma geral, a Anamnese é um exame clínico inicial que funciona como uma espécie de “questionário”. Neste primeiro contato, o profissional têm acesso à informações importantes do paciente, como por exemplo doenças, ingestão de medicamentos regulares, hábitos do dia a dia (fumar, ingerir bebidas alcoólicas etc.) ou outras características que possam afetar de alguma forma o processo de cicatrização do tratamento ou condições que possam impedir o procedimento cirúrgico.

Já a tomografia computadorizada avalia a quantidade e qualidade de material óssea que o paciente possui, para delimitar se o indivíduo tem ou não condições de receber o implante imediato. Além disso, esse processo avalia também a presença de infecções ou lesões que possam ser responsáveis por impedir ou prejudicar de alguma forma a instalação dos implantes.

Já a última avaliação, delimita a necessidade do profissional utilizar próteses temporárias para a reposição dentária provisória.



Como é realizado o tratamento?

A realização do procedimento trata-se de um tratamento simples, onde após a extração do componente dentário (exodontia), é realizado a reposição do dente em apenas um processo cirúrgico. O tratamento é rápido, dura em torno de 2 horas e é realizado com anestesia local.

Apesar de ser um processo realizado com facilidade, é necessário que o paciente tenha uma estrutura óssea e dental para recebimento do novo dente, prevenindo assim novos problemas estruturais.

 



 

Quais os cuidados necessários após o implante imediato?

Como qualquer outro procedimento odontológico, é de suma importância que o paciente siga todas as orientações do profissional dentista. Além disso, alguns cuidados extras são essenciais para um tratamento satisfatório, tais como:

  • Manter a higienização dentária em dia;

  • Manter uma dieta e alimentação saudável;

  • Visitar o dentista regularmente;

  • Se atentar ao processo recuperatório, obedecendo o período dedicado ao repouso e a ingestão de alimentos mais leves;

  • Não consumir bebidas alcoólicas ou substâncias com efeitos corrosivos como o cigarro;

  • Ingerir corretamente os medicamentos solicitados pelo odontologista.

Qualquer anormalidade durante o processo, deve ser reportada ao profissional, prevenindo assim agravamentos no tratamento.

Quais as vantagens do implante imediato?

O implante imediato possui uma série de vantagens, como por exemplo:

  • Acessibilidade do tratamento;

  • Resolução rápida da perda do componente dentário;

  • Contribui de forma significativa para manutenção estética;

  • Tempo de tratamento consideravelmente menor do que o processo comum;

  • Previne a perda de material ósseo;

  • Previne a movimentação dentária e perda de outro dente;

  • Não há necessidade do paciente se submeter à uma segunda intervenção cirúrgica, salvo raras exceções;

  • Facilita o processo de osseointegração;

  • Auxilia na aceleração do tempo de cicatrização do procedimento;

  • Além de prevenir retrações da gengiva.

 



Qual a diferença entre o implante imediato, implante tradicional e implante com carga imediata?

Apesar de serem componentes da mesma “família odontológica”, ou seja, da mesma especialidade, o implante imediato, tradicional e com carga imediata possui algumas diferenças básicas. Confira:

Implante imediato

Como dito anteriormente, o implante imediato de uma forma geral, trata-se de um tratamento para reposição dentária realizado já após a extração do dente. O procedimento previne diversos problemas que podem derivar da ausência deste componente dentário, como por exemplo: perda óssea ou queda de outros dentes. Além disso, é um tratamento simples, realizado em ambiente clínico e o paciente é liberado no mesmo dia.

Implante tradicional

O implante tradicional consiste em um processo mais denso e mais longo, se comparado com o implante imediato e o implante com carga imediata. Esse tratamento é realizado por fases e etapas. O primeiro passo é a fixação do implante, que é caracterizado como um pino de titânio colocado na região óssea do paciente. Recebendo o nome de osseointegração, essa primeira fase leva em torno de 4 a 6 meses, e geralmente é necessário a total cicatrização do processo antes da fixação do dente. Depois disso, é alocado o componente dentário que substituirá o dente perdido ou extraído, que pode ser confeccionado de porcelana ou resina.

Apesar de longo, o procedimento é eficaz, acessível e possui resultados satisfatórios. Além disso, não há necessidade do paciente ficar “sem dente” durante o processo, havendo a possibilidade de alocar um componente temporário.

Implante com carga imediata

Já o implante com carga imediata consiste em um procedimento que o novo dente é colocado no pino de titânio logo após a fixação da peça, ou no máximo durante um período de 72 horas. Também consiste em um procedimento rápido, porém, é necessário que o paciente possua estrutura óssea capaz de receber o tratamento.

 



Como optar pelo melhor tratamento?

Com diversas opções, optar pelo melhor tratamento pode ser uma decisão complexa, desta forma, é essencial que o paciente deixe essa sentença para o profissional odontologista. Isso porque o dentista tem acesso à informações que você não possui, como sua estrutura óssea e dentária, consistindo em materiais importante na hora de delimitar o melhor tratamento de acordo com a sua necessidade.

Desta forma, é de suma importância agendar uma consulta avaliativa e se submeter aos procedimentos solicitados pelo profissional, optando sempre pelo processo adequado e qualificado.

Há formas do corpo rejeitar o implante?

Uma das maiores preocupações de quem necessita passar por um procedimento da implantodontia está relacionado com a possibilidade do organismo rejeitar o implante. Porém, a probabilidade disso ocorrer é mínima, isso porque o titânio é considerado “inerte” pelo corpo humano, sendo integrado com facilidade ao organismo.

De qualquer forma, é essencial que o paciente se atente aos cuidados corretos, além de seguir todas as recomendações do dentista, evitando assim outros agravamentos do procedimento.

O que é o enxerto ósseo e como é realizado?

O enxerto ósseo é um procedimento cirúrgico que visa reestruturar a região óssea do paciente, consistindo em um tratamento indicado em casos de implantes dentários. O enxerto é realizado quando o indivíduo não possui estrutura óssea suficiente que seja capaz de sustentar o novo (ou os novos) componente dentário. Nesses casos, ele é realizado no implante tradicional, já que o implante imediato e o implante com carga imediata exijam uma estrutura óssea já pré-definida.

O tratamento consiste na utilização de materiais provindos do próprio paciente ou bancos de tecidos, e dura em torno de 3 horas. O processo recuperatório exige uma série de cuidados especiais, evitando assim a inflamação do procedimento. A cicatrização dura em torno de 4 a 6 meses, sendo necessário que o paciente aguarde esse período até a fixação do implante dentário.

 



Como prevenir a perda de um dente?

Um dos maiores vilões da saúde dentária está diretamente relacionado com hábitos e qualidade de vida. Desta forma, há jeitos simples de prevenir a perda e/ou extração de algum dente, contribuindo para a estética dentária e o correto desempenho do aparelho funcional.

Cuidados com a higienização

Quando falamos de manutenção dos dentes, existe um ponto “G” e essa condição está diretamente relacionado com a higienização dentária. A correta escovação e aplicação das técnicas de higienização tem o poder de prevenir a aglomeração bacteriana, consequentemente doenças dentárias relacionadas com a periodontia e endodontia.

Desta forma, é de suma importância que o paciente se atente ao processo de higienização, escovando os dentes após todas as refeições. A utilização do fio dental e enxaguante bucal, é essencial para a manutenção de dentes limpos e saudáveis.

Cuidados com a alimentação

Uma dieta indevida pode atrapalhar significamente o processo de prevenção através da higienização dentária. Isso porque alguns alimentos contribuem para a aglomeração bacteriana, como por exemplo alimentos que possuem grandes quantidades de açúcar ou gorduras.

Desta forma, é possível manter uma dentes saudáveis com uma dieta balanceada. A dica é rechear a hora da alimentação com produtos ricos em cálcio (que é um ótimo componente para manutenção óssea), Vitamina D e vitamina C (que também são ótimas opções para manutenção de dentes fortes e saudáveis, além de manter a saúde do corpo de uma forma geral.

Visitar o dentista regularmente

Por fim, é de suma importância que o paciente consulte-se regularmente com o dentista, contribuindo assim para manutenção geral do dente. As visitas preventivas visam prevenir qualquer tipo de doença ou problema dentário, relacionado com dificuldades periodontais ou endodônticas. Além disso, mantém os dentes sempre bonitos e brancos, com aspecto saudável, afetando de forma significamente positiva a estética facial do paciente.

Quanto custa um implante imediato?

Os custos de um implante dentário imediato são acessíveis, porém, variam de acordo com vários fatores, como por exemplo: clinica, necessidade do paciente, materiais utilizados e processos. Para informações mais contundentes e assertivas, é necessário que o paciente agende uma avaliação profissional e se submeta aos procedimentos solicitados pelo dentista.

 



Onde realizar um procedimento qualificado?

Com tantas opções, encontrar um local qualificado e adequado pode ser uma tarefa complicada, porém, com algumas dicas importantes você pode escolher o melhor consultório sem medo. Tais como:

  • Pesquisar: O Google pode ser o melhor auxiliador nesta tarefa. É essencial que o paciente pesquise sobre a clínica e profissionais envolvidos, desta forma, busque em fóruns de discussões e avaliações nas redes sociais do consultório. Pesquisar sobre o tratamento também é uma forma de se informar, porém, cuidado! Busque sites oficiais que contenham informações contundentes e verdadeiras.

  • Visitar: Durante a consulta avaliativa, ou a primeira consulta, é importante que o paciente aproveite esse momento para esclarecer todas as suas dúvidas. Além disso, observe o ambiente clínico e questione o profissional sobre o acompanhamento que a clínica oferece no pré e no pós tratamento.

  • Pedir referências: Converse com amigos, colegas e familiares sobre a clínica, e peça referências. A opinião de alguém próximo a você pode te dar mais confiança ao se submeter ao processo.

 

O Sorriso Ideal conta com tecnologias avançadas e os melhores profissionais do mercado com o objetivo de resgatar aquilo que você tem de mais lindo: seu sorriso. Com responsabilidade e empenho, oferecem os mais diversos tipos de tratamentos dentários e estéticos, atendendo as mais variadas necessidades. Não perca mais tempo e agende já a sua avaliação.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

Regiões onde a Vue Odonto atende implante imediato:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Conheça nossas Especialidades

Clínico

Estética

Implantes

Ortodontia

Cirurgia