Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE

(11) 3459-2090

Dor de dente

Logo abaixo, você terá um artigo informativo para saber mais sobre Dor de dente:

dor de dente 

Conheça mais sobre outros tratamentos: cirurgia buco maxilo, clareamento dentário, clareamento dental caseiro, valor de clareamento dental e bruxismo.

É comum que em alguma etapa da vida o ser humano sinta alguma dor dentária, mandibular ou até mesmo na gengiva. Essa dor pode ser ocasionada por diversos fatores, sendo necessário descobrir a causa antes de optar por um tratamento. Quem possui dores como esta, sempre a descrevem como incômoda e latejante, sendo necessário se atentar aos sintomas e procurar por uma ajuda profissional.

Quais são as principais causas para a Dor de dente?

Há uma variedade de motivos que podem ser contribuintes para que homens e mulheres sintam dores dentárias. Por ser uma dor muito desconfortante, é quase impossível que o indivíduo a suporte sem algum tipo de tratamento, seja através de métodos caseiros ou profissionais. As pessoas que tendem a sentir uma dor dentária sempre a descrevem como insuportável, intensa, aguda, muito forte, infernal, latejante e até mesmo pulsante.

Sintomas de dor dentária

dor de dente 

Quem viu dor de dente, também acessou: clareamento dental quanto custa, tártaro no dente, aparelho branco, como aumentar os lábios e preenchimento labial antes e depois.

Além da dor no próprio dente, os sintomas podem incluir a dor em torno do dente ou até mesmo na gengiva. A dor causada pelos dentes podem ser com muita intensidade ou moderada mas constante, porém algumas pessoas só sentem a dor quando exerce pressão na área afetada.

Os sintomas podem ser variados, que vão desde inchaço da gengiva ao redor do dente afetado, febre ou dor de cabeça e até mesmo um corrimento na área do dente afetado devido a uma possível infecção. É aconselhável procurar por um profissional da área caso o sintomas ultrapasse o período de dois dias.

Por que ela surge?

A Dor de dente pode ser ocasionada devido a diversos fatores, dentre eles estão:

Má higiene oral

Quando o indivíduo não realiza a higiene bucal de forma qualificada, isso pode resultar em grandes problemas. Há uma variedade de doenças que surgem por conta dessa falta de higiene, como por exemplo:

  • Mau hálito;
  • Gengivite;
  • Aftas;
  • Periodontite;
  • Endocardite bacteriana.

Lesão dental

Quando se ocorre uma lesão na região do maxilar, isso pode afetar de maneira significativa na sua saúde bucal. Quando se machuca a região, pequenas fraturas pode ocorrer nos dentes ou na raiz, não sendo identificadas a olho nu mas ocasionando em grande dor.

Cáries dentárias

A cárie é uma cavidade na camada externa dos dentes (esmalte e dentina). A princípio, ela pode ocasionar apenas sensibilidade do dente ao quente e ao frio, porém, tende a se agravar e fazer com que as pessoas sintam uma “verdadeira” Dor de dente se tiver atingido a polpa do dente e ter dado origem a uma infecção.

Doenças das gengivas

dor de dente

As principais características desse problema é a inflamação na gengiva e perda óssea que ocorrem ao redor dos dentes. No caso da periodontite por exemplo, ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor da linha da gengiva. As bactérias na placa liberam toxinas que são prejudiciais para a gengiva, consequentemente levando a uma infecção. É necessário se atentar a todos os sintomas, po as vezes a “Dor de dente” pode significar um estado avançado de uma doença gengival, que caso não seja tratada pode levar à perda de dentes.

Infecções ou erupção de dentes

Quando ocorre um impacto e pressão muito forte nos dentes, a pressão pode acarretar em grande dor dentária. É comum que isso ocorra nos dentes molares e sisos, pois quando começam a “nascer” e “rasgar” a gengiva, faz com que ocorra a Dor de dente e consequentemente uma pressão.

Qual o tratamento mais eficaz?

dor de dente

O tratamento pode variar de acordo com o problema que a pessoa possui, sendo necessário obter um diagnóstico preciso para que possa certificar o problema e consequentemente indicar qual o melhor método de tratamento.

É comum que os profissionais da área de odontologia indiquem medicamentos como aspirina, paracetamol, ibuprofeno ou outros antiinflamatórios/analgésicos para aliviar a dor, porém dependendo da gravidade do caso o dentista pode optar por outras linhas de tratamento que não medicamentosa.

É importante que ao perceber os sintomas, as dores sejam tratadas logo em seguida, para que assim possa obter uma melhoria na qualidade de vida e até mesmo uma saúde bucal, evitando que possíveis infecções se espalhem.

Doenças causadas pela má higiene bucal

Há uma variedade de doenças que são causadas devido a má higiene, sendo necessário se atentar aos sintomas e optar por uma melhoria na escovação. As doenças são:

CÁRIES:

As cáries tendem a surgir devido aos resíduos de alimentos que ficam nos dentes, atraindo bactérias e causando a produção de ácido que podem destruir a estrutura dental. Apesar de ser um problema muito comum durante a infância, ela pode afetar pessoas de qualquer faixa etária.

Quando não tratada rapidamente, a cárie pode evoluir de forma significativa e desenvolver até mesmo uma infecção. Lembrando que a má alimentação e o uso de alguns medicamentos, podem tornar os dentes sensíveis e suscetível a cáries.

MAU HÁLITO:

O mau hálito está devidamente relacionado com a má higiene bucal, boca seca e até mesmo a ingestão de alguns alimentos. É comum que este problema se agrave no período da manhã devido a menor produção de saliva durante o sono. O problema não causa grandes consequências físicas, mas pode abalar profundamente a autoestima e influenciar no convívio pessoal.

AFTAS:

Apesar de não ter uma causa específica para o aparecimento das aftas, sabe-se que a má higiene bucal contribui para o surgimento e dificultar a cura. Os ferimentos que surgem na boca tende a causar grande dor e desconforto, principalmente na hora de ingerir um alimento. Normalmente as aftas não precisam de um tratamento específico e podem desaparecer em até duas semanas.

GENGIVITE:

Um dos problemas bucal que é muito comum na população brasileira é a gengivite, que pode até evoluir para periodontite se não for tratada da forma correta. A gengivite surge após o acúmulo de placa bacteriana, causando uma grande inflamação na gengiva e resultando em vermelhidão, inchaço e sangramento. Caso essa placa bacteriana que se forma não for removida, ocorre um processo de endurecimento, resultando em tártaro,

que se adere ao dente e pode destruir progressivamente as estruturas que sustentam os dentes.

PERIODONTITE:

A periodontite é uma inflamação causada pela evolução da gengivite que não foi tratada de forma correta, tendo como principal sintoma o sangramento, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e até mesmo perda do dente. É importante evidenciar que a doença periodontal não apresenta sintomas, devido a isso, é importante realizar consultas regulares com o dentista, para que assim possa identificar o problema antes que ele afete a sua estrutura dentária.

ENDOCARDITE BACTERIANA:

A endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, podendo levar até mesmo a morte. Um simples sangramento bucal pode permitir que as bactérias entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração. Pessoas que tenham predisposição a obter problemas no coração deve consultar um médico e um dentista regularmente, tomando cuidados extras na higiene diária.

Método caseiro para aliviar a Dor de dente

dor de dente

Há uma variedade de procedimentos que podem ser feitos para reduzir a intensidade das dores. Os métodos caseiros podem ajudar de maneira significativa no tratamento, auxiliando na redução da intensidade das dores.

Óleo de cravo da índia

Ao utilizar o produto, é importante que o seu médico esteja ciente do seu uso e indique uma dosagem correta, pois uma dose maior pode causar complicações e até mesmo envenenamento.

Água morna com um pouco de sal

Enxaguar a boca com água morna e sal ajuda a melhorar na limpeza da boca e auxilia no tratamento de infecções, caso seja essa a causa da Dor de dente.

Alho amassado

Deve ser aplicado junto ao dente dolorido.

Bolsa de gelo

Segurar uma bolsa de gelo no rosto no local da dor ameniza o desconforto.

Chá de pitanga

Pode ser ingerido até 3 vezes ao dia.

Malva

Assim como o alho, a Malva deve ser aplicada junto ao dente dolorido.

Chá

Fazer bochechos com chá de losna ou com chá de macela e própolis alivia a dor de forma significativa.

Arruda

Dever ser utilizado amassado com um pouco de água e aplicado junto com um algodão próximo ao dente dolorido.

Hortelã

O sumo da planta pode ser aplicado sobre a área da dor junto com um algodão

Ao fazer o uso de qualquer um dos métodos caseiros, é importante notificar o seu médico do uso.

Dicas para prevenir a dor dental

dor de dente

É difícil assegurar que a Dor de dente passará com um método específico, pois procurar por um profissional da área é o mais indicado. Ter boas práticas de higiene oral pode ajudar a prevenir, porém não há como certificar que a dor não ocorrerá.

Escovar de forma correta e frequente os dentes, utilizar fio dental e até mesmo um bom enxaguante bucal pode ser ótimo começo. Visite o seu dentista regularmente, realize limpezas profissionais e até mesmo um tratamento com flúor.

Limitar a ingestão de alimentos que são ricos em açúcar, ajuda a diminuir a hipótese de sofrer com a dor.

Quando se deve ir a um profissional

É importante que ao notar os sintomas procure por um dentista, evitando assim qualquer problema posterior que possa ocorrer. O profissional do ramo odontológico irá indicar qual o tratamento mais eficaz para acabar com a sua dor, identificando a causa do problema e consequentemente indicando o método mais eficaz para eliminá-lo.

Problemas na articulação temporomandibular

Além das dores de dente tradicionais, um dos problemas que ocasionam grande dor para as pessoas é a ATM. A articulação temporomandibular ou ATM, é uma articulação que liga o maxilar ao crânio e é responsável por proporcionar o movimento da mandíbula, seja ele para trás, para frente ou para os lados.

Quando esta articulação não exerce a sua função de forma correta, isso resulta em grande dor e desconforto, fazendo com que a pessoa sinta que a sua mandíbula está fora do lugar, podendo travar e fazer estalos por algum instante, a causa desta disfunção não é possível ser identificada.

Quem tem problemas com esta articulação tende a apresentar muitos sinais e sintomas, como por exemplo:

  • Dores de cabeça, ouvido e pressão atrás dos olhos;
  • Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar ou mastigar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula.

Quem possui essa dor, deve se atentar aos sintomas, pois há diversos procedimentos que podem ajudar a amenizar a dor, como:

  • Utilizar relaxantes musculares ou anti-inflamatórios;
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamentos ou rangidos através de um aparelho específico;
  • Procurar por técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula;
  • Recorrer a uma cirurgia na articulação.
dor de dente

O primeiro passo para garantir um procedimento realizado da maneira correta é procurar um profissional especializado e uma clínica de confiança para a realização de cada uma das etapas, desde a parte dos exames para detectar as necessidades de cada paciente, até outros procedimentos que podem ser necessários.

Com uma ampla experiência em diferentes áreas da odontologia, a Vue Odonto atua no ramo de estética facial e dentária, possuindo diversas especialidades e profissionais para cada uma delas, visando garantir o melhor tipo de tratamento para oferecer não só um sorriso e aparência mais bonita, mas também a melhoria da sua saúde bucal como um todo. Para solicitar uma avaliação é muito simples, basta entrar em contato pelo telefone: (11) 3459-2090.

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459-2090

Regiões onde a Vue Odonto atende dor de dente:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe