Agende sua Avaliação ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

AGENDE A SUA AVALIAÇÃO DE FORMA RÁPIDA E FÁCIL

OU AGENDE PELO TELEFONE
(11) 3459...ver tel

Cirurgia ortognática

Buscar um sorriso perfeito e um rosto em harmonia é que o que muitas pessoas têm feito cada vez mais, e tem conseguido bons resultados através de procedimentos odontológicos como aparelhos, cirurgias e outros da área. No entanto, uma outra grande quantidade de pessoas também deixa de realizar seus tratamentos em consultórios odontológicos por medo da dor, do tempo de tratamento e da forma como eles serão realizados, e quando o assunto é a cirurgia ortognática esse medo se torna ainda mais frequente.

Esse medo ocorre de forma errônea em relação ao procedimento cirúrgico, já que cada vez mais os ortodontistas (dentistas responsáveis por esse tipo de cirurgia) aprimoram os seus conhecimentos na área e podem garantir as formas mais seguras para a realização desse tipo de tratamento. Além disso, a felicidade entre os pacientes que realizam esse tipo de cirurgia ao notarem os resultados, pode-se dizer que é unânime.

É muito comum que um paciente que precise de uma intervenção cirúrgica sinta-se muito incomodado não só com a sua aparência, o que também impacta diretamente em sua autoestima, mas também pode causar desconfortos ao mastigar, morder e sorrir. Por isso, cada vez mais as pessoas procuram esse tipo de cirurgia que visa devolver uma aparência mais bonita, harmoniosa e uma vida mais confortável.

O QUE É E PARA QUE SERVE A CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

A definição de Cirurgia ortognática vem das palavras gregas “Orto”, que significa exato, correto, e “gnatos” que vem de maxilares. Ou seja, esse tipo de cirurgia nada mais é do que um procedimento realizado para devolver a melhor relação aos seus maxilares, colocando-os numa posição exata para que sejam garantidos pontos como: melhora na estética facial e também melhor oclusão (mordida). Além disso, quando os maxilares não funcionam da maneira correta pode ocasionar alguns outros problemas como dores, má digestão, entre outros. Estima-se que entre 25% e 30% da população apresenta algum grau de desarmonia facial e por isso necessitam de tratamentos e até mesmo intervenções cirúrgicas como essas.

Essa cirurgia é funcional e não estética, porém, com o passar dos anos ela acabou ganhando o destaque de uma cirurgia estética pois quando os maxilares são posicionados da maneira correta de acordo com o rosto de cada paciente, fazem com que a aparência do mesmo mude totalmente, na maioria das vezes para melhor. Pode-se dizer que da mesma forma que a ortodontia altera a posição dos dentes, garantindo um sorriso mais bonito e saudável, o procedimento cirúrgico age da mesma maneira, só que modificando a mandíbula e o maxilar.

Apesar de ter uma função específica, essa não é uma cirurgia isolada, ela faz parte de um tratamento ortodôntico cirúrgico. Normalmente a Cirurgia ortognática é combinada com um tratamento ortodôntico, já que a parte de movimentação das mandíbulas também envolve o movimento dos dentes, por isso, requer um tratamento especial para que todo o resultado seja o melhor possível.

PRECISAREI USAR APARELHO ANTES OU DEPOIS DA CIRURGIA?

Normalmente essa cirurgia é realizada em conjunto com o tratamento ortodôntico. Em grande parte dos casos, o aparelho ortodôntico é utilizado após o procedimento cirúrgico, para que os dentes e a mordida possam ser realinhados, no entanto, em alguns casos esse tratamento também pode ser realizado antes do procedimento cirúrgico onde o paciente poderá ser submetido a uma fase ortodôntica pré-operatória que varia de acordo com a necessidade de caso e do grau de deformidade de cada paciente.

Geralmente esse tratamento ortodôntico preparatório para a cirurgia pode variar entre 12 e 24 meses, dependerá da necessidade que o paciente apresenta da cirurgia e dos resultados obtidos a partir do aparelho.

PROBLEMAS CAUSADOS POR ESSE TIPO DE ALTERAÇÃO NA MANDÍBULA

O crescimento da mandíbula para trás ou para frente, além de comprometer a aparência do paciente, atrapalha muito a funcionalidade da região, fazendo com que a pessoa apresente a mordida errada, entre outros problemas. Por isso, para o reposicionamento dessa parte é necessária a realização de um procedimento cirúrgico.

Além da mordida, essas alterações na mandíbula e maxilar podem causar também problemas que atrapalham a saúde e o bem estar do paciente como:

  • Dor nos músculos de mastigação;
  • Má digestão;
  • Mudanças na mordida;
  • Dores de cabeça;
  • Entre outros.

A Cirurgia ortognática pode prevenir também alguns problemas futuros, como por exemplo:

  • Retração da gengiva;
  • Desgaste na articulação temporomandibular;
  • Artrose da articulação temporomandibular.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA?

Para a realização do procedimento cirúrgico, como qualquer outro tratamento odontológico, é necessário realizar alguns exames pré-operatórios requisitados pelo profissional odontologista, esses são os exames laboratoriais comuns, pedidos em qualquer tipo de cirurgia e também em tratamento ortodôntico comum.

Essa cirurgia consiste basicamente em colocar os maxilares na melhor posição possível de forma que garanta não só apenas resultados excelentes quanto a harmonização estética do paciente, mas também uma melhoria na saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, da respiração correta, das funções da fala, mastigação e da oclusão (mordida).

Antes da realização da cirurgia é feito um planejamento visual, ou seja, a cirurgia é “realizada” antes no computador para que todas as informações necessárias sejam transportadas para o centro cirúrgico, garantindo que todo o procedimento seja realizado de forma precisa. A área odontológica especialista em buco maxilo facial vem contando cada vez mais com tecnologias avançadas e softwares que são capazes de indicar o tipo de cirurgia específica para cada caso, proporcionando assim a visualização que mais se aproxima do resultado final de todo o procedimento.

Por sua vez, o procedimento cirúrgico é realizado em ambiente hospitalar e todo o processo é feito por dentro da boca, desta forma, o paciente não fica com nenhum tipo de cicatriz no rosto. O tempo de duração da cirurgia costuma variar entre 2 a 4 horas, isso irá depender da necessidade de cada paciente.

Todo o procedimento é realizado por dentro da boca, alterando a forma da mandíbula, maxila e cornetos até que eles cheguem na posição ideal conforme a estrutura do rosto de cada paciente. Depois de completar o processo de realinhamento das mandíbulas, o cirurgião irá fixá-las novamente com chapas, fios e parafusos. Esse é considerado um processo minucioso e que necessita de extremo cuidado e atenção, já que o médico altera décimos de milímetros dentro da boca para que os resultados sejam conforme o esperado.

Quando é necessário realizar o procedimento cirúrgico?

Existem alguns desequilíbrios faciais e dificuldades causadas por esse problema que podem ser resolvidos com a Cirurgia ortognática, entre elas estão:

  • Mordida aberta, onde os dentes superiores e inferiores não se encaixam;
  • Dificuldades na mastigação ou mordida;
  • Problemas na fala;
  • Maçãs do rosto “afundadas”;
  • Mandíbulas/queixo muito grandes ou muito pequenos;
  • Queixo projetado para dentro;
  • Aparência desproporcional da face;
  • Dor recorrente nas mandíbulas;
  • Lesões ou problemas de nascença que afetem as mandíbulas;
  • Desgaste excessivo dos dentes.

Apesar desses serem sinais de que você pode precisar desse tipo de cirurgia, é necessário sempre contar com uma avaliação cautelosa realizada por um ortodontista e principalmente, por um cirurgião maxilofacial, para que ele possa entender e decidir se há a necessidade da realização da cirurgia.

Essas diferenças faciais normalmente começam a aparecer mais na fase de crescimento e se estabiliza na fase adulta, comprometendo a beleza e a harmonia do rosto, por isso, costumam ser mais realizadas nessa fase. No entanto, ela também pode ser realizada em crianças que possuam grandes deformidades na face ou em pacientes idosos.

De uma forma geral, uma série de problemas do esqueleto maxilofacial podem ser prevenidos com a Cirurgia ortognática. Esse é ainda um dos tratamentos que podem ser escolhidos para tratar problemas como apneia obstrutiva do sono, quando ele está associado à uma disfunção no dento facial, para esses casos o sucesso nos resultados também costumam ser satisfatórios.

CONTRAINDICAÇÕES

Como em qualquer outro tipo de cirurgia, é necessário checar as condições de saúde de cada paciente para que ela seja realizada com segurança, sem oferecer riscos, além disso, há também alguns distúrbios sistêmicos que contraindicam anestesia geral. Esse tipo de cirurgia não é indicado principalmente para aqueles pacientes que não se comprometem a cooperar com as medidas pós-operatórias, já que nelas estão incluídos cuidados com alimentação, por exemplo. Para pacientes com distúrbio neurológico esse procedimento também, não é recomendado.

CUIDADOS E TRATAMENTOS PÓS-CIRÚRGICOS

Durante a recuperação da cirurgia o paciente não sentirá dor, no entanto, é recomendado que o mesmo fique fora das suas atividades (como estudos e trabalho) por pelo menos 15 dias, sendo mais indicado estender o período por uma semana.

Na primeira semana depois da cirurgia o paciente deverá se alimentar apenas de líquidos, e depois, de forma gradativa poderá voltar a ingerir alimentos pastosos. Carnes e alimentos mais duros e de difícil mastigação são liberados somente três meses após o procedimento cirúrgico, bem como também atividades físicas podem demorar alguns meses para serem liberadas. Como citado anteriormente, após a cirurgia o paciente deve continuar utilizando o aparelho ortodôntico por um período que varia entre seis meses a um ano, dependendo do caso.

Medicamentos para dor e antibióticos também serão prescritos, já que algumas reações comuns podem aparecer, como por exemplo inchaço e leve descoloração facial. O inchaço costuma desaparecer nas primeiras semanas após a cirurgia, em alguns casos ela pode também continuar, porém de forma menos aparente. Normalmente a recuperação da Cirurgia ortognática costuma ser mais rápida que a cirurgia do siso impactado.

POSSÍVEIS RISCOS OU COMPLICAÇÕES

Qualquer tipo de procedimento cirúrgico oferece determinados riscos, no entanto, para essa e outras cirurgias existe uma forma de diminuir esses fatores. Optar por profissionais especializados e competentes para cada tipo de procedimento é muito importante, como também conhecer o local onde ela será realizada, verificar suas condições, entre outros detalhes que são essenciais para resultados satisfatórios.

Por não ser uma cirurgia de emergência, é indicado também que o paciente em conjunto com o seu cirurgião escolha o melhor momento para realizá-la, podendo encaixar o tempo da cirurgia e o de recuperação em sua agenda, já que o pós-cirúrgico demanda alguns cuidados importantes para que não haja nenhum transtorno.De uma forma geral, os riscos pós-operatórios são quase zero.

A CIRURGIA PODE SER REALIZADA APENAS POR MOTIVO ESTÉTICO?

Não há dúvidas de que a realização da cirurgia influencia diretamente a autoestima do paciente e muitos deles procuram a mesma simplesmente pelo fator estético. Apesar de ser possível, é muito importante antes de qualquer coisa que o paciente converse com o cirurgião para entender se há a necessidade da submissão ao procedimento para ter um rosto mais harmonioso ou se há outros meios de alcançar o que o mesmo deseja, como por exemplo, através de procedimentos ortodônticos.

ONDE ENCONTRAR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA REALIZAR A CIRURGIA?

Como citado acima, encontrar um hospital de qualidade, que tenha todos os equipamentos e tecnologias necessárias para a realização de uma cirurgia de qualidade é indispensável. No entanto, buscar por um profissional especializado nesse tipo de cirurgia também é essencial para garantir o seu sucesso, pois ele entenderá as necessidades e limitações de cada paciente, garantindo um procedimento tranquilo e resultados satisfatórios.

Normalmente, esse tipo de cirurgia envolve três profissionais: o cirurgião oral, ortodontista e um cirurgião maxilofacial. Todos trabalham em conjunto no pré, durante e pós cirurgia, realizando todos os tratamentos e preparos necessários para realizá-las, como também orientação referente a todos os cuidados que devem ser tomados durante toda a recuperação.

Encontrar profissionais de confiança para uma cirurgia que para muitas pessoas é algo que causa tanto medo nem sempre é uma tarefa muito fácil. Por isso, antes de qualquer procedimento desse tipo é necessário conhecer o profissional, receber as suas orientações e seguir todos os procedimentos necessários para alcançar o objetivo desse tipo de trabalho. Além do cirurgião buco maxilo facial, é importante que todos os outros profissionais também sejam encontrados no mesmo local, para assim facilitar a orientação do tratamento que antecede a cirurgia.

A Vue Odonto é um consultório odontológico com anos de experiência, que conta com profissionais especializados em todas as áreas para cuidar da saúde bucal desde crianças até idosos, de casos simples como extração de cáries ou limpezas, até tratamentos ortodônticos e cirúrgicos como esse. Na Vue Odonto você encontra profissionais dispostos a sanar completamente as suas dúvidas e realizar os melhores tratamentos para garantir a saúde do seu sorriso, uma vida mais saudável e deixar a sua autoestima lá em cima. Para saber mais entre em contato agora mesmo e agende a sua avaliação!

Faça uma Avaliação: Agendamento ou Ligue Agora
(11) 3459...ver tel

Regiões onde a Vue Odonto atende cirurgia ortognática:


  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Conheça nossas Especialidades

Clínico

Estética

Implantes

Ortodontia

Cirurgia